Livro “As Seis Lições” é recomendado por lutador de MMA após vitória
O lutador brasileiro Renato Moicano, 34 anos, surpreendeu o público do UFC 300 no último sábado, 13 de abril, ao indicar o livro “As Seis Lições” de Ludwig von Mises, proeminente autor da Escola Austríaca de pensamento econômico.
Após vencer a luta, ele discursou no ringue:
“Eu amo a América, eu amo a Constituição, eu amo a Primeira Emenda [que garante a liberdade de expressão nos EUA]. Se você se importa com a porra do seu país, leia Ludwig von Mises e ‘As Seis Lições’ da Escola Austríaca.”
O livro “As Seis Lições” nasceu de uma série de palestras que o economista Ludwig von Mises realizou na Argentina, em 1959. É uma excelente porta de entrada para o liberalismo.
Ele explica como o capitalismo privilegia as pessoas que mais servem e realizam os desejos das outras, porque o socialismo sempre vai fracassar e como intervenções dos políticos na economia muitas vezes pioram o problema que deveriam resolver.
A recomendação de Renato Moicano repercutiu também entre políticos, incluindo Marina Helena (NOVO), pré-candidata à prefeitura de São Paulo e ex-diretora de desestatização do Ministério da Economia na governo Bolsonaro.
Em sua conta do Instagram, Marina destacou o aumento repentino nas buscas por “Ludwig von Mises” no Google. A publicação foi prontamente repostada pelo próprio Renato Moicano na mesma rede social.
Em seu livro, Mises também destaca a importância da liberdade individual e da propriedade privada como pilares fundamentais para o funcionamento adequado da economia e para a prosperidade de uma sociedade.
A liberdade individual é um dos valores mais caros aos liberais e à Escola Austríaca o que provocou Renato Moicano a recomendar o livro de Mises, ainda mais neste momento em que poderes constituídos no Brasil vêm tomando medidas para cercear a liberdade de expressão.
“As Seis Lições” é um livro curto, para ler num fim de semana, mas cujos ensinamentos valem por muitos anos de estudos.
Clique neste link para baixar gratuitamente o livro “As Seis Lições” de Ludwig von Mises.
Boa dica, Moicano!