paulo da costa, marina helena, eleicao prefeitura de sao paulo 2024, partido novo, paulo guedes, governo bolsonaro, programa de governo marina helena

Marina Helena anuncia Carlos da Costa como coordenador de plano de governo

Economista coordenou a criação do Pronampe e do Marco do Saneamento no governo Bolsonaro

O economista Carlos Da Costa, ex-Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, será o coordenador do plano de governo da pré-candidata Marina Helena (NOVO) à prefeitura de São Paulo. 

Da Costa foi um dos formuladores do plano de governo de Bolsonaro, em 2018. Durante a gestão Paulo Guedes, foi chefe do Escritório de Representação do Ministério da Economia no Exterior e Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade. 

O economista Carlos Da Costa, ex-Secretário Especial do Ministério da Economia do governo Bolsonaro, é o coordenador do plano de governo da pré-candidata Marina Helena (NOVO) à prefeitura de São Paulo

Coordenou a formulação do Marco Legal do Saneamento, que abriu o mercado do saneamento do Brasil para a iniciativa privada, e participou da criação da Lei de Liberdade Econômica, que dispensou alvarás para centenas de pequenos negócios. Em 2020, durante a epidemia de Covid, Da Costa coordenou as ações do governo em apoio ao setor produtivo, como o Pronampe, a linha de crédito oferecida pelo governo para ajudar pequenas empresas a sobreviver durante os lockdowns. 

“É uma honra ter no nosso time um dos maiores especialistas em regulação e gestão pública do país”, diz Marina Helena. “Carlos vai liderar o nosso ‘dream team’ de especialistas que dedicam a vida a implementar soluções modernas e inovadoras para problemas antigos da cidade.” 

Da Costa também foi diretor de Planejamento, Produtos, Crédito e Tecnologia do BNDES, presidente do Instituto de Performance e Liderança, Executive in Residence no JPMorgan e sócio-fundador do Ibmec em São Paulo. Liderou vários estudos e pesquisas em áreas relacionadas à Economia da Regulação, Investimentos Estrangeiros e Reformas Econômicas. É graduado em Economia pela UERJ, mestre e PhD (ABD) pela UCLA.

“São Paulo é uma cidade do século 21 com serviços medievais”, diz Da Costa, que, aos 52 anos, já morou em São Paulo, Rio de Janeiro, Washington, Los Angeles, Paris e Cidade do México. “A cidade precisa começar a adotar práticas da gestão pública de alta performance já consagradas em outros países.” 

Ele acrescenta: “Costumo chamar a prefeitura de São Paulo de ‘Suesh’: tem a arrecadação da Suíça, mas oferece serviços de Bangladesh. O caso mais impressionante é o da educação. O município gasta por aluno o dobro que o estado, mas os resultados educacionais são piores.”


Fale comigo