“Qual o valor do dólar hoje?” Cada vez mais brasileiros tem se preocupado com essa pergunta – e tentando entender, afinal, os motivos que têm feito a moeda americana subir tanto.
A razão para a alta do dólar está calcada na confiança que o Real inspira nos investidores – e o apetite que eles têm de trazer suas economias ao Brasil.
Por que o dólar está subindo?
- Crise nas contas do governo. Lula declarou que não vai cortar gastos, aumentando o receio sobre a capacidade do governo de manter suas contas no azul. Sem equilíbrio fiscal, ou seja, sem as contas públicas em ordem, o temor de uma crise no Brasil aumenta. Quando as pessoas ficam inseguras sobre a economia, tendem a buscar investimentos mais seguros, em “moeda forte”, como o dólar. Se muita gente compra dólar – que é o que está acontecendo – o preço dele sobe.
- Novo presidente do Banco Central. Hoje, um motivo para as pessoas manterem seu dinheiro no Brasil são as taxas altas de juros, muito maiores que as dos Estados Unidos. O dinheiro “rende mais” no Brasil. Nos primeiros dois anos de mandato, Lula teve a sorte de não poder mudar o presidente do Banco Central. Precisou aceitar taxas de juros mais altas, necessárias para conter a inflação. No fim do ano, porém, Lula poderá indicar o novo presidente do BC: a expectativa é que o próximo presidente pressione por juros menores. Se a diferença entre a taxa de juros aqui e lá fora cair, o dinheiro vai embora: as pessoas acabam preferindo investir em dólar, que se valoriza.
- Juros altos nos EUA. A inflação está demorando para cair nos Estados Unidos. Por isso, o FED (o banco central americano) já avisou que vai demorar para baixar os juros de verdade. Como no item anterior, esse aviso funciona como um sinal para investidores continuarem comprados em títulos americanos – e não brasileiros.
- Impostos e incertezas. Quando empresas de fora se interessam em abrir negócios no Brasil, precisam comprar reais para investir aqui. Se mais gente compra reais e vende dólares, a moeda brasileira sobe e a americana cai. Esse é o problema. Lula, desde que assumiu, só quer saber de aumentar impostos, dificultando a vida das empresas, que consequentemente perdem sua capacidade de investir no país e de gerar emprego e renda para as pessoas. O investidor acaba preferindo abrir negócios em outros países – e deixa o Brasil fora do radar. Com menos investimentos de fora, menos valorizado fica a nossa moeda.
“Para preservar o valor da moeda, Lula precisa inspirar confiança nas pessoas”, diz Marina Helena, economista e pré-candidata a prefeita de São Paulo pelo NOVO. “Em vez de atrapalhar os empreendedores, deveria tornar o Brasil um lugar seguro e atrativo para investimentos. Mas ele tem feito exatamente o contrário desde que voltou ao governo.”