bairros mais perigosos de SP, bairro com mais roubos em sp, guarda municipal por habitante sp, marina helena candidata prefeitura sp, candidata da seguranca, propostas para seguranca sp, eleicao prefeito sp 2024, partido novo

Segurança de São Paulo: quais são os bairros mais perigosos de SP?

Você sabe quais são os bairros mais perigosos de SP? A violência é o principal problema da cidade de São Paulo hoje, conforme a visão da maioria dos cidadãos paulistanos. Por outro lado, esse problema é ainda maior em alguns bairros da capital paulista, onde os moradores convivem diariamente com o medo da criminalidade. 

Em razão desse profundo problema da cidade, o combate a violência em São Paulo é uma das principais bandeiras defendidas por Marina Helena, candidata à prefeitura de SP pelo Partido Novo, que promete “tolerância zero” com o crime, inclusive nos bairros mais perigosos de SP. Mas quais são eles?

Quais são os bairros mais perigosos de SP?

Com base nos dados do Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV) de 2022-2023, os bairros mais perigosos de São Paulo são:

  • Capão Redondo
  • Campo Limpo
  • República
  • Jardim Herculano

O IECV é um índice que pode ser usado para determinar os locais menos seguros, baseando-se em informações sobre crimes contra o patrimônio (como os roubos em SP), crimes letais (como latrocínio e homicídio) e crimes sexuais (como estupro). 

capao redondo, bairros mais perigosos de SP, bairro com mais roubos em sp, guarda municipal por habitante sp, marina helena candidata prefeitura sp, candidata da seguranca, propostas para seguranca sp, eleicao prefeito sp 2024, partido novo
Capão Redondo, São Paulo-SP. Foto: Wikimedia Commons

A partir disso, é realizada uma média ponderada com os dados das cidades que tenham, no mínimo, 50 mil habitantes, o que pode gerar uma análise subdividida em bairros.

Mas a violência não é um desafio apenas para os bairros mais perigosos de SP, já que tem sido um problema da cidade de forma geral.

Onde tem mais roubo em SP?

A violência também vem constantemente crescendo nas vias da capital paulista, que também é onde tem mais roubo em SP.

Um levantamento feito pela consultoria B4Risk, conforme encomendado pelo Tilt, do portal UOL, mostrou quais são as vias de São Paulo em que há maior número de furtos e roubos. Os dados utilizados são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). Veja quais são:

Endereço da viaOcorrênciasPercentual
Av. Paulista2.6682,53%
Rua da Consolação1.4101,34%
Rua Augusta1.3651,29%
Av. Cruzeiro do Sul1.3611,29%
Praça da Luz1.3401,27%
Av. do Estado1.2551,19%
Av. Brigadeiro Faria Lima1.0020,95%
Av. Senador Teotônio Vilela9770,93%
Praça da República8540,81%
Av. Mario de Andrade7050,67%

Agora confira os bairros com os maiores números de ocorrência de roubos:

bairros mais perigosos de SP, bairro com mais roubos em sp, guarda municipal por habitante sp, marina helena candidata prefeitura sp, candidata da seguranca, propostas para seguranca sp, eleicao prefeito sp 2024, partido novo

O que fazer para acabar com a violência e criminalidade em SP?

Por reconhecer que a violência é o maior problema de SP, Marina Helena é a principal candidata à prefeitura de São Paulo quando o assunto é segurança pública. Sua primeira proposta é triplicar o orçamento da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que atualmente é de apenas 1% dos gastos totais da prefeitura.

Além disso, a candidata do Partido Novo pretende dobrar o efetivo da Guarda Civil Metropolitana, assim como intensificar rondas e patrulhas nos pontos-chave da cidade, inclusive nos bairros mais perigosos de SP.

A cidade de SP tem 62 guardas civis a cada 100 mil habitantes, o que é um número muito baixo quando comparado a de outras capitais, como Rio de janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

A projeção é de que a taxa de homicídios em São Paulo possa cair 40% caso o efetivo de guardas municipais seja dobrado, conforme estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o que representaria aproximadamente 200 assassinatos a menos por ano em SP.

Além disso, cerca de 31,5% do efetivo da GCM atualmente está no escritório, trabalhando em funções não-operacionais. A proposta de Marina Helena é realocar os guardas para áreas de maior interesse do cidadão, como na saída das estações de metrô, trem e terminais, na saída de creches e pontos de ônibus, por exemplo.

“Não quero a Guarda Municipal dentro do escritório. Quero a Guarda Municipal protegendo o cidadão na saída de estações de trem, metrô e terminais de ônibus, e em frente às creches quando os pais vão deixar e buscar os filhos”, diz Marina Helena.

“Não quero a Guarda Municipal dentro do escritório. Quero a Guarda Municipal protegendo o cidadão na saída de estações de trem, metrô e terminais de ônibus, e em frente às creches quando os pais vão deixar e buscar os filhos”

Marina Helena (NOVO-SP)

Em relação às milhares de câmeras públicas e privadas, a proposta é aprimorar essa tecnologia, fazendo com que os alertas sejam enviados automaticamente para a polícia, que terá um acesso mais rápido a eventuais suspeitos de cometimento de crimes, inclusive para prevenir delitos.

E você, cidadão paulistano, inclusive os que vivem nos bairros mais perigosos de SP, está cansado da situação precária que está a segurança pública da cidade? Então conheça as diversas propostas de Marina Helena, candidata à prefeitura de São Paulo.

Fale comigo