quanto custa a passagem de onibus sp, preco da passagem de onibus em sp, preco da tarifa de onibus em sp, candidatos a prefeito de sao paulo, eleicoes prefeito sao paulo, quem e marina helena economista, propostas de marina helena para prefeitura de sao paulo, eleicoes prefeito sp 2024, partido novo, candidato honesto, candidato ficha limpa, quem é marina helena, candidato a prefeito de direita

Qual o preço da passagem de ônibus em SP? Veja como pagar uma tarifa menor

O preço da passagem de ônibus em SP registrou um aumento de mais de 46% nos últimos 10 anos. Apesar desse encarecimento relevante, a qualidade do serviço prestado ao cidadão não acompanhou o mesmo ritmo. 

quanto custa a passagem de onibus sp, preco da passagem de onibus em sp, preco da tarifa de onibus em sp, candidatos a prefeito de sao paulo, eleicoes prefeito sao paulo, quem e marina helena economista, propostas de marina helena para prefeitura de sao paulo, eleicoes prefeito sp 2024, partido novo, candidato honesto, candidato ficha limpa, quem é marina helena, candidato a prefeito de direita

Nesse sentido, o transporte público em São Paulo vem gerando uma grande insatisfação nos paulistanos que dependem desse meio para trabalhar diariamente. Isso porque, além do aumento do preço da passagem de ônibus em SP, se observa uma deterioração dos veículos e consequentemente do serviço oferecido ao cidadão.

Uma das maiores reclamações dos paulistanos hoje é a superlotação, e esse problema vem se agravando ano após ano. Entre janeiro e maio de 2024, as queixas feitas à prefeitura sobre esse tema somaram 1.291 casos, o que representou um crescimento de 78% em relação ao número de reclamações no mesmo período do ano anterior – janeiro a maio de 2023.

quanto custa a passagem de onibus sp, preco da passagem de onibus em sp, preco da tarifa de onibus em sp, candidatos a prefeito de sao paulo, eleicoes prefeito sao paulo, quem e marina helena economista, propostas de marina helena para prefeitura de sao paulo, eleicoes prefeito sp 2024, partido novo, candidato honesto, candidato ficha limpa, quem é marina helena, candidato a prefeito de direita

Qual o preço da passagem de ônibus em SP?

O valor da passagem de ônibus em SP em 2024 é R$ 4,40, indicando um expressivo aumento nos últimos 10 anos, visto que, ao final de 2014, o preço era R$ 3,00. 

Ao observar um período de análise ainda maior, entre os anos de 1994 a 2013, a tarifa saltou de R$ 0,50 para R$ 3, superando a inflação acumulada do período. 

Se já não bastassem os altos preços quando se compara com o desconforto que o trabalhador paulistano precisa passar diariamente, o tempo gasto no trânsito torna o problema ainda mais relevante. O tempo médio que o paulistano gasta no trânsito é 2h26 por dia.

O que pode ser feito para melhorar o transporte coletivo em SP?

Após observar qual valor da passagem de ônibus em SP, Marina Helena, candidata à prefeitura de São Paulo pelo Partido Novo, quer tornar São Paulo um verdadeiro “laboratório de inovação” no setor de transporte.

Na visão de Marina Helena, ao se abordar o tema de transporte, São Paulo vem sendo uma cidade onde “é proibido permitir. 

“Para manter monopólios e reservas de mercado, grupos de pressão se organizam para proibir qualquer serviço inovador: mototáxis, corridas compartilhadas de aplicativo e fretados. O aluguel de patinetes sofreu tanta regulamentação que se tornou inviável”, diz a candidata de direita.

Diante disso, Marina pretende tornar São Paulo um “sandbox regulatório”, criando um ambiente que possa permitir que empresas operem com regras distintas durante um período de tempo determinado, o que possibilitaria tentativas e inovações.

Como pagar uma tarifa menor em ônibus em SP?

Uma das propostas de Marina Helena é diminuir o preço da passagem de ônibus em SP fora dos horários de pico, com o objetivo de reduzir a lotação do transporte público nesses horários.

Com essa medida, a candidata à prefeitura de São Paulo pretende otimizar a utilização dos veículos e da infraestrutura já existente.

Uma das propostas também é trazer um novo modelo de concessão dos ônibus, fazendo a separação das empresas que operam o transporte coletivo das que detém os ativos, como os ônibus e as garagens, por exemplo.

Nesse caso, o intuito também é alterar o critério de remuneração das concessionárias para que elas sejam pagas com base em sua performance, o que fatalmente tornaria o transporte público de SP mais rápido e com menor custo.

No cenário atual, Marina Helena diz que para uma empresa participar da licitação, ela necessita de milhões de reais alocados em centenas de ônibus, e são poucas companhias que contam com todo esse dinheiro. Isso faz com que a concorrência seja minada.

“A prefeitura fica refém de poucas empresas. Se romper o contrato, deixa a população na mão, pois não há empresas substitutas. Mas se a prefeitura contratar apenas empresas prestadoras de serviço, que serão operadoras dos ônibus, como ocorre em diversos países, os contratos podem ser mais curtos (de 5 anos, por exemplo)”, destaca Marina Helena.

Nesse contexto, seria possível gerar mais concorrência, visto que é mais fácil para a prefeitura romper contratos se a companhia não entregar um serviço de qualidade.

E você, cidadão paulistano, está cansado de pagar esse preço da passagem de ônibus em SP e ter um serviço de péssima qualidade? Então conheça o trabalho e as propostas de Marina Helena, candidata de direita em São Paulo que concorre a prefeitura.

Fale comigo