marina helena barrada debate band, marina helena fora do debate, por que marina helena foi barrada no debate da band, censura debate band, marina helena, partido novo, eleicoes prefeito sao paulo 2024

Por que Marina Helena foi “barrada” do debate Band para prefeitura de SP?

Como acontece a cada 4 anos, a Rede Bandeirantes realizará um novo debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo na próxima quinta-feira (8). Mas dessa vez, um fato curioso chamou a atenção: a Band barrou a participação de Marina Helena, do Partido Novo, e ela ficará de fora do debate.

Pela Resolução TSE nº 23.610/2019, artigo 44, § 6º, as emissoras de TV e Rádio são obrigadas a convidar para os debates eleitorais, como o debate Band da prefeitura de SP, os candidatos que estão filiados a partidos com pelo menos 5 representantes no Congresso Nacional.

Com a chegada de Ricardo Salles ao Novo, o Partido somou 5 representantes no Congresso, cumprindo este requisito que, a princípio, conferiu à Marina Helena uma liminar na Justiça no dia 5 (anteontem) para participar do debate Band 2024. A decisão foi do juiz Rodrigo Marzola Colombini, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo.

Debate Band 2024: por que Marina Helena foi barrada?

Insatisfeita com a decisão liminar, a Rede Bandeirantes mobilizou seu departamento jurídico às pressas, alegando à justiça que o prazo final para contagem do número mínimo de representantes no Congresso dos partidos dos pré-candidatos que poderiam participar do debate era até 20 de julho. Nesta data, poucos dias antes da chegada do deputado Ricardo Salles ao Novo, o Partido ainda tinha 4 parlamentares eleitos no Congresso. 

A contestação da emissora fez o juiz emitir uma nova liminar, revertendo a decisão e barrando novamente a participação de Marina Helena no debate Band.

E por falar em mudança, o mais intrigante foi a guinada da emissora quanto à rigidez do critério de participação (ou não) de uma candidata em seu debate eleitoral.

Para se ter uma ideia da diferença de postura, na corrida eleitoral anterior, em outubro de 2020, em plena pandemia, a Rede Bandeirantes realizou um debate com nada menos do que 11 candidatos à prefeitura de São Paulo.

Agora, em agosto de 2024, a Band cria um verdadeiro subterfúgio judicial para barrar uma 6ª candidata em seu debate para prefeito de SP, ignorando o fato de o Partido Novo possuir 5 parlamentares no Congresso Nacional.

Sem contar que pesquisas apontam um empate técnico entre Marina Helena e Tabata Amaral (PSB), esta última com presença confirmada pela Band. Portanto se a colocação nas pesquisas for um outro critério, o mistério sobre a exclusão de Marina do debate segue no ar.

Analisando mais atentamente o empenho da Band para que Marina Helena continue impedida de participar do debate, surgem algumas questões, no mínimo, curiosas.

Datena, estrela da Band, estará no debate.

marina helena barrada debate band, marina helena fora do debate, por que marina helena foi barrada no debate da band, censura debate band, marina helena, partido novo, eleicoes prefeito sao paulo 2024

É interessante observar que, diferentemente de 2020, as eleições municipais de 2024 na cidade de São Paulo, contam com a presença de José Luiz Datena (PSDB), prata da casa, e claro, um dos 5 candidatos ungidos pela direção de jornalismo da Band que participarão do debate nesta quinta-feira.

Até a tal data limite de 20 de julho levantada pela Band para que os pré-candidatos cumprissem critérios da legislação eleitoral, Datena nem pré-candidato era, visto que sua candidatura só seria oficializada na conturbada convenção do PSDB realizada no dia 27 de julho.

Embates com uma “jornalista” da Band.

marina helena treita sheila magalhaes, jornalista treta com marina helena, jornal da band, marina helena barrada debate band, marina helena fora do debate, por que marina helena foi barrada no debate da band, censura debate band, marina helena, partido novo, eleicoes prefeito sao paulo 2024

A “barrada” de Marina Helena no debate Band prefeitura SP também acontece curiosamente após a participação da pré-candidata em edições do Jornal BandNews FM, em que a jornalista Sheila Magalhães faz insinuações infundadas para desgastar a imagem da pré-candidata do Novo.

Logo na primeira pergunta, Sheila afirma que a campanha de Marina “foca muito mais em pautas econômicas”, em detrimento a pautas sociais. Sem mesmo ouvir Marina, Sheila tenta criar uma narrativa falsa. De forma muito didática, Marina Helena explica que economia e pautas sociais andam juntas, silenciando a jornalista neste ponto. Confira no vídeo abaixo.

Em uma participação anterior no mesmo Jornal BandNews FM, com a mesma Sheila Magalhães, a jornalista cria uma situação desagradável, insistindo em perguntas sobre a vacina da Covid, que Marina declarou ser, de maneira inequívoca, a favor. Sheila força a barra na tentativa de pregar a pecha de negacionista na pré-candidata. Em vão. O que Sheila não esperava foi a enxurrada de dados e fatos apresentados por Marina, quase deflagrando uma treta ao vivo, que também pode ser vista no vídeo abaixo.

Exceção criada para Pablo Marçal

marina helena barrada debate band, marina helena fora do debate, por que marina helena foi barrada no debate da band, censura debate band, marina helena, partido novo, eleicoes prefeito sao paulo 2024

Ainda que a Band não tenha medido esforços para contestar, na justiça, a participação de Marina Helena no debate, esse não foi o tratamento dispensado ao pré-candidato Pablo Marçal (PRTB), cujo partido não tem NENHUM parlamentar no Congresso Nacional. Ainda assim, ele participará do debate a convite da emissora. Por que será?

Embora as regras permitam que a emissora possa convidá-lo, isso torna ainda mais curioso essa inflexibilidade e insistência na Justiça para que Marina Helena fique impedida de apresentar suas ideias para governar a cidade de São Paulo. 
Afinal, que disposição é essa da Rede Bandeirantes, com tamanha movimentação jurídica para que Marina Helena continue de fora do debate para prefeitura de SP? Difícil saber.

Guilherme Boulos fã clube

marina helena barrada debate band, marina helena fora do debate, por que marina helena foi barrada no debate da band, censura debate band, marina helena, partido novo, eleicoes prefeito sao paulo 2024, candidata anti-boulos, candidata contra pt

Mas para os demais candidatos, principalmente para Boulos, é um alívio tremendo Marina Helena estar de fora, já que seria a única que realmente colocaria contra a parede o pré-candidato do PSOL, que tem ainda em sua coligação PT, Rede, PV, PCdoB, PDT, PMB e PCB. Marina é, assumidamente anti-Boulos, como apresentado no video abaixo.

E por falar em Boulos, vamos relembrar no vídeo abaixo a forma “comovente” que o âncora da Band na época, Fábio Pannunzio, tratou o candidato da esquerda nos bastidores de um debate presidencial em 2018. No meio da patota de aduladores de Boulos, é possível ouvir Pannunzio dizer que sua fala pegaria mal se divulgada.

Será que ainda sobraram fãs de Boulos nos bastidores do jornalismo da emissora?

Sem Marina no debate quem perde é o eleitor

marina helena barrada debate band, marina helena fora do debate, por que marina helena foi barrada no debate da band, censura debate band, marina helena, partido novo, eleicoes prefeito sao paulo 2024

Sobre os demais candidatos: vamos falar sério? A gente acha que eles estão brigando, mas no final das contas, estão todos juntos como amigos do sistema. Não é interessante para o sistema que alguém exponha as verdades sobre os cabides de emprego, sobre as mordomias e o parasitismo que tomaram conta da prefeitura de São Paulo.

Abrir o olho do cidadão para essas questões é o que eles mais temem, e Marina Helena seria a única que de fato poderia fazer isso neste debate para prefeito de São paulo.

No final das contas, quem perde mesmo é o cidadão paulistano, que assistirá um debate Band com muito “entretenimento”, o show de sempre, com tudo a que se tem direito, menos com propostas eficientes e que realmente sairiam do papel para a cidade de São Paulo a partir de 2025.

Fale comigo