Diversas dúvidas surgem na hora da votação das eleições 2024, incluindo até que horas pode votar, quais documentos é preciso levar e as principais exigências para poder exercer a cidadania nas eleições municipais deste ano.
Os eleitores poderão escolher os prefeitos e os vereadores que representarão suas cidades e municípios por pelo menos 4 anos, com mandato a partir de 2025. Por isso, ficar atento às informações mais importantes das eleições 2024 é fundamental. Confira a seguir as principais dúvidas dos eleitores.
O que levar nas eleições 2024?
A versão digital do título de eleitor, chamada de e-Título, pode ser facilmente obtida através do aplicativo disponível para dispositivos Android e iOS, nas suas respectivas lojas de aplicativos.
Além do título de eleitor, deve-se portar um documento oficial com foto para comprovar sua identidade. Nesse caso, o eleitor terá algumas opções, dentre elas:
- Carteira de Identidade (RG);
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Carteira de Trabalho;
- Passaporte;
- Certificado de Reservista;
- Carteiras de categorias profissionais regulamentadas.
Por outro lado, vale destacar que certidões de nascimento ou de casamento não são alternativas aceitas para o que levar nas eleições 2024.
Por essa razão, na hora de se organizar para o dia da votação nas eleições municipais, é importante se assegurar de levar um documento de identificação realmente válido, evitando contratempos e exercendo seu direito ao voto com tranquilidade.
Como consultar local de votação?
Além de saber o que levar nas eleições, é importante que o eleitor tenha as informações de como consultar local de votação. O processo de consulta é simples e pode ser realizado de diferentes formas.
As diferentes formas de como consultar onde votar nas eleições serão descritas a seguir:
- Pelo site do TSE: acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE (www.tse.jus.br). No portal, há uma seção específica de “Atendimento Eleitoral”. Escolha a opção 8 (“Onde votar”), insira suas informações pessoais e consulte o local de votação.
- Pelo app e-Título: o aplicativo é outra opção disponibilizada pela Justiça Eleitoral. Ele é gratuito e pode ser baixado gratuitamente em aparelhos Android e iOS. Após baixá-lo, faça o login com seus dados pessoais e acesse o local de votação.
- Verifique o título de eleitor: o título de eleitor também traz informações sobre a zona eleitoral e a seção onde o eleitor deve votar.
Quais são os horários de votação?
O horário de votação no Brasil segue o fuso horário de Brasília, das 8h às 17h. No entanto, por conta das diferenças de fuso em algumas regiões do país, os horários das eleições podem variar. Confira os detalhes:
- Horário de Brasília: 8h às 17h.
- Estados com uma hora a menos (Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima): votação das 7h às 16h.
- Acre: devido à diferença de duas horas em relação à Brasília, a votação acontece das 6h às 15h.
- Fernando de Noronha: com uma hora a mais em relação à capital do Brasil, a votação será das 9h às 18h.
Por fim, na lista de o que levar nas eleições estão as informações do candidato que você irá votar. Se você votar na cidade de São Paulo, por exemplo, a melhor opção de candidata à prefeitura é Marina Helena, do Partido Novo. Aperte 30 na urna e confirma!