Entender os passos de como marcar uma consulta no SUS pode ser um desafio para muitas pessoas, inclusive para milhares de mulheres que moram nos grandes centros urbanos, como a cidade de São Paulo, enfrentando longas filas diariamente em busca de atendimento médico ou exame. Para se ter uma ideia, 57 mil mulheres aguardam na fila para fazer um exame de ultrassom transvaginal em SP.
Apesar da sobrecarga dos postos de saúde em São Paulo e diante da falta de recursos para a saúde pública de SP, saber como marcar uma consulta no SUS é o primeiro passo para conseguir ter um atendimento que minimamente resolva urgências nos momentos de maior necessidade.
Como marcar consulta no SUS?
Para marcar uma consulta pelo SUS, uma das possibilidades é utilizar o aplicativo Conecte SUS, que vai trazer facilidade no acesso a uma variedade de serviços de saúde.
Nesse caso, o primeiro passo é realizar um cadastro na Rede Nacional de Dados em Saúde. Isso pode ser feito indo até o posto de saúde mais próximo. Após realizado o cadastro, é necessário baixar o aplicativo Conecte SUS e seguir os seguintes passos:
- Abrir aplicativo Conecte SUS e fazer login através da conta gov.br.
- Na página inicial do app, é preciso acessar a opção “ações rápidas” e depois clicar em “agendamentos”.
- A consulta pode ser marcada no SUS clicando no ícone de calendário.
- Para terminar, é preciso escolher a unidade de saúde e a data disponível.
Como marcar exame no SUS?
Os passos de como marcar exame no SUS são parecidos. Isso porque os exames também podem ser marcados por meio do Conecte SUS.
Além disso, em grande parte dos casos, a marcação de exame é somente realizada após conseguir um encaminhamento médico, que geralmente é alcançado via consulta médica.
Assim, depois de seguir os passos de como marcar uma consulta no SUS, o paciente poderá ter a avaliação do médico profissional para decidir sobre a necessidade de um exame específico, em conformidade com as demandas de saúde que o paciente tem.
Apesar de certos exames de rotina ou aqueles com objetivos preventivos sem sempre exigirem a obrigatoriedade de uma consulta prévia, a recomendação é sempre consultar diretamente com a unidade de saúde, pedindo para verificar se o exame desejado necessita desse encaminhamento.
Quanto tempo demora para marcar consulta no SUS?
O tempo médio de espera para consultas especializadas na cidade de São Paulo é de 70 dias. Diante desse cenário, a saúde pública de péssima qualidade se tornou uma das maiores indignações de Marina Helena, candidata à prefeitura de SP pelo Partido Novo.
Marina Helena traz diversas propostas para a saúde pública em São Paulo, com o desejo de zerar as filas dos postos de saúde e resolver os problemas do setor, já que é uma das maiores demandas da cidade atualmente.
Como conseguir uma consulta urgente pelo SUS?
Uma das propostas de Marina Helena para acabar com as filas é oferecer um voucher para os pacientes que não conseguirem atendimento no setor público em até 30 dias. Isso fará com que essas pessoas tenham direito de ser atendidas no setor privado, o que também vale para as consultas de maneira geral.
Marina Helena também quer ampliar os dias e horários dos postos de atendimento do cidadão, fazendo com que o trabalhador tenha possibilidade de ser atendido fora do horário comercial.
“Não dá mais para as nossas clínicas e postos de saúde em SP, onde são feitos exames, funcionarem em horário comercial. Tem que funcionar à noite e no final de semana também”, diz Marina Helena.
A adesão da telemedicina também pode ser uma alternativa proposta por Marina Helena para agilizar os atendimentos, o que permitirá ao paciente saber como marcar uma consulta no SUS pela internet e, dependendo do caso, ter a opção de ser atendido sem sair de casa.
“Hoje, enquanto o pobre vai para hospital público, o Lula vai para o Sírio-Libanês. Quero acabar com essa diferença. Quero o Sírio-Libanês, o Einstein administrando hospital público. Como já acontece no Hospital do Grajaú ou do MBoi Mirim”, destaca Marina.
E você, cidadão paulistano, conseguiu compreender como marcar consulta no SUS? Mas para que a cidade de São Paulo tenha de fato uma saúde pública de qualidade, é necessária uma gestão eficiente e que verdadeiramente se preocupe com a população. Conheça as propostas de Marina Helena para a prefeitura de SP. Vote 30!