vagas de emprego em sao paulo, vagas de emprego em sao paulo, onde procurar emprego em sao paulo, trabalho em sao paulo
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Mercado de trabalho em São Paulo: como conseguir vagas de emprego em SP?

As vagas de emprego em SP costumam ser bastante buscadas e disputadas não apenas pelos paulistanos, mas também por trabalhadores de outras cidades e estados, que vêm para a capital paulista em busca de melhores oportunidades.

Isso acontece porque, historicamente, a cidade de São Paulo é conhecida como a terra da oportunidade e do emprego, o que seria um lugar ideal para os brasileiros que buscam ter uma vida melhor por meio do trabalho honesto. Mas achar vagas de emprego em SP bem remuneradas vem se tornando um grande desafio.

vagas de emprego em sao paulo, vagas de emprego em sao paulo, onde procurar emprego em sao paulo, trabalho em sao paulo
Foto: Divulgação Seteq

Como anda as vagas de emprego em SP?

Ainda que a cidade de São Paulo continue sendo um dos destaques nacionais no mercado de trabalho, isso ficou mais difícil após diversas gestões desastrosas na prefeitura de SP, principalmente na economia, fazendo com que um grande potencial de geração de emprego ficasse reprimido nos últimos anos. 

Não à toa, a economia de SP, medida pelo PIB, “encolheu” 16% em 10 anos. Para se ter uma ideia desse número, é como se duas Porto Alegres inteiras tivessem “sumido”, o que prejudica de forma relevante a oferta de vaga de emprego SP. No fechamento do ano de 2023, a cidade contava com cerca de 499 mil pessoas desocupadas.

vagas de emprego em sao paulo, vagas de emprego em sao paulo, onde procurar emprego em sao paulo, trabalho em sao paulo

Como conseguir novas vagas de emprego em SP?

Para Marina Helena, candidata à prefeitura de São Paulo pelo Partido Novo, a geração de novas vagas de emprego em SP depende de uma gestão pública capaz de fazer aquilo que realmente precisa ser feito: dar liberdade econômica para a cidade. 

Por isso, a primeira proposta de Marina Helena para gerar novas vagas de emprego em São Paulo é torná-la a cidade “campeã” em liberdade econômica. 

“Faremos São Paulo voltar a ser a economia mais livre do Brasil, tornando o ambiente de negócios em São Paulo mais competitivo e sem burocracia”, diz Marina Helena.

Para que isso seja alcançado, Marina vai trazer a ampliação da Lei da Liberdade Econômica, o que dispensará alvarás de centenas de atividades de baixo impacto. 
Nesse caso, o objetivo é criar um ambiente favorável para a criação de novas vagas de emprego SP, com menos burocracia e papelada, e mais oportunidades, transparência e segurança.

Como ter acesso às vagas de emprego em São Paulo?

Para fazer com que o trabalhador tenha acesso às vagas de emprego São Paulo, é preciso adotar políticas públicas favoráveis à geração de novas oportunidades no mercado de trabalho, o que inclui a redução de burocracia, taxas e impostos.

Atualmente, milhares de microempreendedores de SP precisam pagar a Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos (TFE), cujo valor é de R$ 177. No entanto, o que chama a atenção é que não há necessidade de fiscalização no espaço físico desses estabelecimentos. O objetivo é então extinguir essa taxa, já que apenas aumenta o custo de vida do empreendedor sem uma justificativa plausível.

Marina Helena quer “devolver” a quem produz qualquer aumento de arrecadação de impostos acima do PIB, com medidas que incluem a diminuição da alíquota de ISS, por exemplo.

“Chegou a hora de dar um basta a décadas de aumento da carga tributária municipal”, destaca a candidata do Partido Novo.

A verdade é que é caro morar em São Paulo hoje e isso atrapalha a vida do trabalhador e do empreendedor. O valor do IPTU hoje é praticamente outro aluguel, de tão alto que está, fazendo com que muitas pessoas precisem deixar a cidade, já que a renda do paulistano também continua estagnada. 

“Tem gente se mudando da cidade porque não dá conta de tanto gasto. Meu governo vai ser como o do governador Romeu Zema, de Minas Gerais: fazer mais cobrando menos. Gestão eficiente, para cuidar mais do cidadão cobrando menos IPTU”, diz Marina.

Além disso, o desenvolvimento do “Poupatempo digital do empreendedor” e do “Procon do empreendedor (ProEmp)”, proposto por Marina Helena, prometem simplificar processos e proteger o empreendedor de arbitrariedades do poder público, evitando abusos e taxas excessivas. Isso tornará o ambiente mais propício para a geração de vagas de emprego em SP.

Outra medida a ser adotada em SP por Marina Helena é a “Startup city”, que vai trazer ambientes experimentais que simplifiquem as regras e permitam que novas empresas sejam criadas e desenvolvidas, o que fará com que a cidade de São Paulo se torne mais competitiva no cenário econômico global – ela ocupa a 121ª posição no Ranking de competitividade de talentos.

vagas de emprego em sao paulo, vagas de emprego em sao paulo, onde procurar emprego em sao paulo, trabalho em sao paulo

E você, cidadão paulistano, está com dificuldade para encontrar novas vagas de emprego em SP? Então conheça o trabalho e as propostas de Marina Helena para a prefeitura de São Paulo.

Fale comigo